quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

À família IE colégio e curso, meus agradecimentos.

Educar, para mim, nunca foi uma tarefa simples, sobretudo aqui no Brasil por vários motivos: pela falta de reconhecimento daqueles que se movem em detrimento da autonomia alheia, pelo desprestígio que governantes travam o assunto e por não priorizarem uma educação para a liberdade, para a transformação social.
Mesmo sabendo dos problemas que permeiam nossa educação, sempre tive paixão pelo ato de educar e sempre busquei fazer o diferencial, mesmo sabendo que existia várias possibilidades de erro. Insisti inúmeras vezes e algumas deram certo: recebi prestígio, fui reconhecida por minhas atitudes, fui parabenizada pelas didáticas, mas também fui chamada à atenção e, outras vezes, chorei por não conseguir fazer verão sozinha. Tudo isso, tornou-me a profissional apaixonada pela sabedoria, pela sala de aula e pelo aluno e fez com que esse amor crescesse independente de quaisquer situações de desafio. Sempre escrevia na contra capa do meu caderno “ minha vida é uma eterna sala de aula” e foi por esse rumo que as portas das salas de aulas se abriram para que eu pudesse demonstrar meu apego, meu amor, meu carinho pelo ensino.
Aqui, reservo esse espaço para agradecer primeiramente a Deus, que me deu de presente a habilidade de lecionar; de perceber em sala de aula as minúcias que transformam o mundo a fora para melhor. Quero agradecer com o coração, ao IE colégio e curso, pelas portas que vocês me permitiram atravessar, rumo ao mundo educativo; por ter confiado a mim uma missão dificílima -educar-; por aceitarem minhas intervenções educativas; por respeitarem meu trabalho e acreditarem na minha força de vontade. Agradeço também pelas conversas que me tornaram uma pessoa melhor, mais responsável e mais centrada. Em especial, agradeço a Dayse Chianca que me ensinou a ter a prática de pensar antes de falar qualquer coisa; aos meus AMIGOS professores que compartilharam saberes, alegrias e algumas tristezas me tornando uma pessoa mais forte; a Jó, Tonhão e Douglas que serviram de “GPS” para que eu entrasse na sala de aula correta e por estarem sempre com carinho sorrindo pelos corredores da escola; a Gerson que, com muita paciência, me ajudou para que meus trabalhos existissem; a Seu Flávio que me ensinou muito, com seu jeito sensível de ser; a Diógenes, a Flávio e a Eduardo; ao “Bode” que sempre tentou ajudar mesmo sabendo das impossibilidades; a Danilo que com muita educação, ética me atendeu muito bem quando precisei; à Jussiara, que com sua alegria me contagiou; à Renata, formada na academia alemã de autoritarismo, que sempre fez a gente gastar mais e a ser mais responsável com minhas cadernetas; às meninas da cantina, da secretaria; a Miro, o grande poeta da escola, que me ensinou o que é ter criatividade para fazer um cordel, em 3 minutos; a Galego, o grande mestre, que me ensinou com suas inteligências múltiplas e por fim, um agradecimento mais que especial: aos meus alunos que jamais deixaram de ser ex-alunos pela consistência da nossa amizade, pela troca de conhecimento, sabedoria e pela alegria de viver. Todos vocês tiveram (e têm ) uma grande importância para mim, na verdade, foram meus professores da vida...
Saudades grandes e muito obrigada por tudo!

Andressa Fabião


Nenhum comentário:

Postar um comentário